Páginas

domingo, 7 de agosto de 2011

O que significa dar a outra face?

Muitos cristãos não entendem essa ordem do Senhor e acabam por transformarem-se em alvos gratuitos de seus inimigos. Pensam que dar a outra face é como servir de alimento para os urubus enquanto eles discutem entre si sobre quem vai dar a primeira bicada. Mas Jesus não falou apenas isso, disse mais – Mt.5:

39  Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
40  E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
41  E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
42  Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
43  Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
44  Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
45  Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
46  Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
47  E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
48  Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.

Quem pode fazer assim? Os fracos e covardes? Eles também fazem porque sentem-se inferiores e não podem agir de outra forma diante de quem lhes parece superior. Mas o gesto real, que parte da intenção séria de ser perfeito como é perfeito o Pai que está nos céus, parte de um coração firme, inabalável. Não pode partir de outro tipo de coração, pois será reconhecido apenas como covarde.

Para dar a outra face, largar também a capa e caminhar mais uma milha é preciso coragem. A coragem de quem está realmente mandando na situação e é capaz de entregar além do que o inimigo exige. Lembro que o inimigo aqui não se trata de Satanás, mas de pessoas humanas. A Satanás apenas resistimos na fé para derrotá-lo pois maior é o que está em nós do que ele, não damos a outra face.

Nesse trecho Jesus fala das relações entre os homens – E, se saudardes unicamente os vossos irmãos... – os demônios não são nossos irmãos, portanto, o tema versa sobre relações humanas.

Para dar a outra face é você quem tem que virar o rosto por decisão de livre vontade. É você quem está mandando na situação, não o inimigo. Para dar a capa a quem pede a túnica é preciso que a capa seja sua e não de outro, para não se fazer cortesia com o chapéu alheio. É sua a decisão de dar a capa que é sua também. Portanto, seu inimigo está recebendo um presente escolhido por você e não pela exigência dele. Caminhar mais uma milha também é decisão sua, que usará sua força, sua disposição e suas energias pessoais. O inimigo não pode obrigá-lo a isso pois, fazendo-o, não recebe nada além de nada.

Então, pense bem antes de cometer gestos insensatos de fraqueza e temor diante do mais poderoso inimigo. Enquanto não se sentir senhor da situação você ainda estará em fraqueza e se der a outra face nessa situação não há vitória alguma. Quando falo em vitória não significa fazer justiça com as próprias mãos, mas vencer pela força interior, que é capaz até de oferecer a outra face ao inimigo. Isso significa dizer ao inimigo que ele é tão fraco que você pode ofertar a sua outra face sem sofrer dano algum. Isso faz uma grande diferença, não? Como você poderia amontoar brasas vivas na cabeça de seu inimigo se ele se sente mais forte do que você? Por quê você acha que Deus amou o mundo de tal maneira que deu Jesus para que todo aquele que Nele crê não pereça mas tenha a vida eterna? Porque Ele é Senhor absoluto sobre todas as coisas. Só os fortes podem fazer isso. Os fracos não agüentam.

Você só será capaz de perdoar seus inimigos quando estiver plenamente certo de que ele não tem como vencê-lo. Pedir perdão é o mesmo que pedir a alguém que dê um pouco de si mesmo. Perdoar significa doar ou doar-se através de. Primeiro se derrota o inimigo, só depois se pode perdoá-lo. E derrotar não significa aniquilar o inimigo, mas tê-lo sob domínio. Em outras palavras, é ser mais forte do que ele. Se você se sente derrotado não poderá perdoar. Como poderá dar de si mesmo se não tem o que dar, nem a si mesmo?

Escrevi essa breve meditação para que você entenda que o cristão não deve fazer papel de tolo demonstrando fraqueza. Ao contrário, só os fortes podem ser bons o suficiente para enfrentar e derrotar o mal. Se a sua disposição em vencer o mal com o bem for menor que a maldade de seu inimigo, você é que está derrotado.